top of page
01-A0 capa 1 (2).jpg

CONDOMÍNIO DE INTERESSE SOCIAL II

 

       O Projeto de Conjunto Residencial de Interesse Social foi realizado em um terreno próximo as áreas de movimentação econômica da cidade de Mogi das Cruzes. Encontramos no entorno uma estação, rodoviárias, unversidades, shopping, mercados e outros centros econônimos, além de o terreno ter proximidade com a Serra do Itapeti.

     Ao se conceber o projeto, avaliamos a paisagem existente no terreno e nas proximidades buscando ponteciais e visuais que contribuíssem para a qualidade do uso do espaço. Desta forma propomos um empreendimento que permita diálogo com a área externa transmitindo uma sensação de tranquilidade e de bem-estar.
       O projeto é composto por 80 apartamentos ordenados em um edifío em "L" pensando na insolação, ventilação, diminuindo ainda o impacto da poluição sonora e proporcionando privacidade para os moradores, além disso, o gabarito proposto segue a média dos gabaritos do entorno para que não gerasse grandes sombras nas casas e não tirasse a visão da Serra da população flutuante; e 20 casas, essas foram dispostas em frente ao edifício residencial além de estarem implantadas de forma que possam receber a ventilação vinda do sul. A circulação entre as casas e o edifício se faz por um bosque interno, marcado por intensa presença do paisagismo, proporcionando um ambiente convidativo de ponto de encontro e convívio entre os moradores. Possuímos espaços para os administradores e funcionários, além de locais como o salão para os moradores.

       A planta tipo das casas possui cozinha, sala de estar e jantar integradas, corredor de circulação para os quartos e área de serviço. A iluminação e ventilação são feitas através de sheeds, trocando a janela convencional e proporcionando maior conforto ambiental. Foram propostos móveis internos de concreto para a econômia dos futuros  moradores. No banheiro encontramos um jardim de inverno proporcionando iluminação e ventilação naturais além de área verde.

Os apartamentos foram projetados com o intuito de aproveitar o espaço, desta forma a sala foi ampliada junto com a varanda, para que os moradores possam ampliar seu campo de visão. Os quartos foram dispostos diante de um corredor de circulação junto ao banheiro. A circulação no edifício é feita verticalmente pelas escadas já que, pelo gabarito, não necessita de elevadores, e horizontalmente pelos coredores.

      As vagas do estacionamento foram cobertas por placas fotovoltáicas que permitem uma redução de mais de 60% da conta de energia dos moradores, ainda permitindo uma cobertura para os automóveis sem contar como área construída. O Condomínio ainda conta com mais 6 pontos sustentáveis como reuso de águas pluviais, recuso de águas cinzas, jardim vertical, telhado verde, blocos de refugo de obra e cobogós que ajudam na ventilação do prédio.

        - Software Utilizado: AutoCAD 2D, SketchUp e Lumion

bottom of page