top of page
PRISAO 01.jpg
PRISAO 02.jpg
PRISAO 03.jpg
PRISAO 04.jpg

MODIFICAÇÃO - CHURCH OF LIGHT

 

     A Igreja da Luz é a capela principal da Igreja Ibaraki. Foi construída em 1989 na prefeitura de Osaka. Este edifício é um dos projetos mais famosos do arquiteto japonês Tadao Ando.

    O objetivo do projeto de modificação era apricar alguns conceitos de arquitetos com Rem Koolhas, Peter Eismen e Bernard Tschumi. Fizemos três novos projetos.

         A primeira proposta é transformar a igreja de Tadao Ando em uma franquia da rede de lanchonetes fast food McDonalds, buscando um contraponto do objeto arquitetônico com valor religioso e cultural que será substituído pelas características simplistas e até fúteis de uma lanchonete em modelo americano de comidas rápidas.

       A segunda proposta diz respeito a um Centro de Reintegração Social (uma "prisão"), como objeto arquitetônico que visa atender uma finalidade, a prisão tem muito a ver com a igreja, no sentido de privar certas liberdades e condenar atitudes. Não se deve no entanto, generalizar as duas situações, ou compara-las nas mesmas medidas, mas entende-se a necessidade de se questionar certos padrões culturais ou religiosos. A prisão é pensada para oferecer uma alternativa aos prisioneiros de crimes brandos e aos imigrantes que possuem dificuldades para se adaptar ao sistema penal padrão do Japão. E a partir daí usar o contingente prisional para realizar atividades benéficas à comunidade que cerca a penitenciária na busca de benefícios diretos para os moradores de Ibaraki – Osaka.

      A terceira proposta é um bordel como conclusão dos dois estudos anteriores se apega na desconstrução, não somente da forma do objeto arquitetônico, mas dos padrões sociais e se apoia neste tipo de discurso para elevar a discussão dos limites criativos da arquitetura. Busca-se assim a quebra de paradigmas para alcançar novos padrões arquitetônicos e questionar costumes retrogrados e limitantes dentro da própria disciplina. O projeto é baseado na Red Zone em Amsterdã.

        - Software Utilizado: SketchUp e Lumion

bottom of page